Curso de Excel (introdução ao Excel)

Curso de Excel (introdução ao Excel)

O Excel é um programa de computador desenvolvido pela Microsoft e parte do Office, que é um pacote de escritório que inclui outros programas, como Word e PowerPoint.

Para que serve o Excel?

O Excel se distingue de todos os outros programas, porque nos permite trabalhar com dados numéricos. Com os números que armazenamos no Excel, podemos executar cálculos aritméticos básicos e também podemos aplicar funções matemáticas mais complexas ou usar funções estatísticas.

A tela principal do Excel

Curso de Excel (introdução ao Excel)

A principal característica do Excel, como conhecemos hoje, é que a tela principal mostra uma matriz bidimensional, ou seja, consiste em colunas e linhas.

Dessa forma, pequenas caixas que chamamos de células são formadas, cada uma tem um endereço exclusivo que é composto pela coluna e a linha à qual ela pertence.

Assim, o endereço corresponde a uma letra (coluna) e um número (linha). Por exemplo, a primeira célula superior a esquerda da matriz tem o endereço A1. Em cada uma das células, podemos inserir dados numéricos e alfanuméricos.

Uma maneira de saber se o Excel reconheceu um dado como um número ou como texto é que, se inserirmos um tipo de texto, ele será alinhado à esquerda da célula enquanto os dados numéricos são alinhados à direita.

Operações aritméticas no Excel

Curso de Excel (introdução ao Excel)

O Excel nos permite realizar cálculos aritméticos com nossos dados numéricos, como adição (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/). A única condição para fazer isso é que devemos colocar um sinal de igual (=) antes da fórmula para que o Excel execute o cálculo correspondente.

Podemos escrever fórmulas de tamanho grande, precisamos respeitar apenas o máximo de caractere que é 32.767 nas versões mais recentes do Excel.

Ao escrever fórmulas no Excel podemos nos referir a outras células para incluir seus valores nos cálculos. Sabemos que o link criado entre as células é uma referência. Por exemplo, a seguinte fórmula somará os valores nas células A1 e A2: =A1+A2.

Funções do Excel

As funções do Excel são procedimentos que nos ajudam a executar cálculos com nossos dados. Apenas temos que fornecer alguns dados e o Excel fica encarregado de realizar os cálculos e fornecer o resultado correto.

Um exemplo é a função MÉDIA, podemos indicar uma série de numéricos e a função retorna a média de todos eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *