formulas excel

Conheça as principais fórmulas do Excel

O Excel é um aplicativo de planilha por excelência. Com o Excel, você pode fazer tudo, se souber usar as fórmulas apropriadas. Conheça as fórmulas mais usadas do Excel que ajudarão você a criar planilhas mais inteligentes.

Operações matemáticas simples

Antes de entrar em fórmulas mais complicadas, vamos ver como simplificar as operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Soma: esta fórmula acrescenta os valores dentro das células. Ela suporta células e intervalos separados. Exemplo:=SOMA (A1:A50)

Subtração: para subtrair os valores de duas células, você deve usar o símbolo de subtração “-” entre elas. Exemplo:= A2 – A3

Multiplicações: para multiplicar os valores de duas células, você deve inserir um asterisco * entre elas. Exemplo:= A1 * A3 * A5 * A8

Divisões: para dividir os valores de duas células, você deve incluir entre elas a linha /. Exemplo:= A2 / C2

Média

A fórmula média retorna o valor médio aritmético das células que você passa ou o intervalo de células que você passa como parâmetro. Esse resultado também é conhecido como média aritmética ou média.

Exemplo: =MEDIA (A2:B2)

MAX e MIN

Se, ao invés de querer saber a média aritmética, você deseje saber qual é o valor mais alto ou o mais baixo de um conjunto, você tem à sua disposição duas fórmulas de nome previsíveis: MAX e MIN. Você pode usar com células ou intervalos de células separados.

Exemplo: =MAX (A2:C8)/=MIN (A2,B4,C3,29)

Se

SE forma uma das fórmulas mais poderosas do Excel, é possível retornar um resultado diferente, dependendo se a condição é atendida. Dessa forma, você pode usar para que uma célula exiba “Aprovado” se outro for um número maior que 5 ou “suspenso” se for menor, por exemplo.

Exemplo:=SE (B2>5,”Aprovado”,”Suspenso”)

Contar se

A fórmula CONT.SE conta o intervalo de células especificado, desde que atendam a certos requisitos . Eles podem ter um determinado valor ou atender a determinadas condições.

Exemplo :=CONT.SE (C2:C, “Peras”)

Aleatório entre

Essa fórmula gera um número aleatório entre dois outros números e, portanto, é ideal quando você precisa escolher algo aleatoriamente. O número gerado muda sempre que a planilha é atualizada (por exemplo, quando você escreve um novo valor).

Exemplo: =ALEATORIO.ENTRE (1,10)